Notícias

PF blindados Sherpa Light APC para as Olimpíadas
Sherpa Light APC
novembro 10, 2015

PF blindados Sherpa Light APC para as Olimpíadas

Fonte: Tahiane Stochero, G1 | Fonte: defesanet -> www.defesanet.com.br

Veículos para tropa de elite serão usados em situações e áreas de risco. Modelos são empregados em guerras e pela polícia francesa contra terror.

A Polícia Federal adquiriu três veículos blindados, usados em conflitos no Oriente Médio e pelas forças especializadas de combate ao terrorismo na França, para equipar sua tropa de elite em ações de risco durante as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil.

O Comando de Operações Táticas (COT), a tropa de elite da PF, cuja sede fica em Brasília (DF), deve receber em dezembro os carros, que são empregados por países europeus e também integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

São três veículos blindados Sherpa Light APC (Armored Personnel Carrier – carro blindado para transporte de pessoal), que pesam mais de 10 toneladas, podem atingir até 110 km/h e possuem blindagem de nível 3, resistentes a tiros de fuzil. O COT pediu a configuração das unidades em preto e com capacidade para até 10 pessoas.

O valor total do contrato, assinado em 16 de abril deste ano com a francesa Renault Trucks Defense, é de R$ 5,24 milhões. O pregão entre empresas interessadas foi realizado em dezembro de 2014.

sherpa light apc

Questionada pelo G1 sobre a transação, a Volvo francesa informou que não iria comentar a venda, pois é uma negociação em andamento com o governo brasileiro. Segundo a PF, os carros já começaram a ser pintados, na França, seguindo os padrões gráficos da Polícia Federal, para serem entregues à corporação.

Em agosto, o COT realizou treinamentos com militares das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos em Brasília e em Goiânia (GO) com a intenção de absorver novas técnicas de invasões a ambientes fechados em que terroristas possam estar mantendo reféns, como embaixadas, presídios e prédios urbanos.

O intercâmbio envolveu ainda helicópteros dos EUA, que voaram nos céus brasileiros apoiando a operação, e também militares da Aeronáutica e do Exército brasileiro especializados em ações em que haja suspeita de terrorismo.

sherpa light apc

Para a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, já havia liberado R$ 11 milhões para a compra de 36 veículos blindados, mas de outro modelo: foram utilitários usados no deslocamento de autoridades e que também serão usados durante os Jogos Olímpicos, no próximo ano.

Os veículos também eram pretos, mas com sirenes, indicadores luminosos e alertas sonoros. O objetivo era facilitar a mobilidade e economizar recursos com o aluguel destes carros para eventos.