Notícias

MERCEDES-BENZ S 680 GUARD 2022: MÁXIMO LUXO E MUITA SEGURANÇA
MERCEDES-BENZ S 680 GUARD
setembro 14, 2021

MERCEDES-BENZ S 680 GUARD 2022: MÁXIMO LUXO E MUITA SEGURANÇA

Fonte: https://www.planetcarsz.com/

A nova e sétima geração do imponente e luxuoso Mercedes-Benz S Classs já está mais que estabelecida, incluindo suas versões mais especiais, como os Mercedes-Maybach S Class e o elétrico Mercedes-Benz EQS.

Entretanto, faltava uma versão especial para ser revelada, aquela destinada aos clientes mais VIP da marca alemã, o modelo favorito de altas autoridades, reis e outras pessoas, que por uma ou outra razão costumam precisar da máxima segurança em seus trajetos. Estamos falando, é claro, do Mercedes-Benz S Class Guard, um velho conhecido que regressa também nesta nova geração com todo o luxo e a proteção que tornam este carro um dos Mercedes-Benz mais seguros do mundo.

Não é por menos, considerando que é o mais recente integrante da longa saga de veículos de proteção especial que a Mercedes-Benz produz em sua planta de Sindelfingen, e que durante mais de 80 anos serviram para garantir a segurança de toda uma classe de VIPs. Pelo menos à primeira vista este Mercedes-Benz S Class parece um modelo normal e corrente.

Sob o nome oficial de Mercedes-Benz S 680 Guard 4Matic, este novo integrante da saga está disponível com chassi longo e recebeu a certificação VPAM VR10 de proteção balística, a mais alta possível para um veículo civil, o que significa que pode suportar disparos com munição de alto calibre.

Para isso, este Mercedes-Benz conta com um para-brisa e vidros com até 10 cm de espessura, traduzindo, só o para-brisa significa cerca de 200 kg extras. As rodas também contam com a proteção necessária com pneus Michelin PAX run-flat que podem rodar sem problemas 30 km após esvaziadas por furo. E embora não se perceba, debaixo desta carroceria se escondem até 500 placas de aço de vários centímetros de espessura, todas elas soldadas e parafusadas ao corpo para criar algo parecido a uma jaula de segurança totalmente selada. Com todos esses acréscimos, seus responsáveis asseguram que “inclusive as balas militares de alta velocidade acabam literalmente pulverizadas” ao impactar contra este veículo.

Mas sua proteção vai muito mais além. Os 150 engenheiros encarregados de criar estas versões blindadas, também sobre a base de SUVs como o GLS e o G Class, criam tanques à prova de balas, tetos e partes inferiores dos carros capazes de suportar a explosão de granadas de mão e filtros de ar capazes de manter os gases venenosos à distância, além de um tanque de oxigênio disponível se as coisas se complicam. Inclusive seus vidros contam com um funcionamento hidráulico para seguirem funcionando inclusive no caso de uma falha da eletrônica.

Para compensar o peso extra dessa blindagem, a Mercedes-Benz recalibrou a transmissão e a direção para manter uma condução ideal do carro, uma vez que estamos falando de um veículo que pesa nada más e nada menos que 4.2 toneladas.

Para movê-lo foi mantido o motor V12, como no Maybach S 680, embora um pouco mais amplo em termos de torque, oferecendo 611 cv e 830 Nm de torque máximo, que permitem a este luxuoso tanque alcançar uma velocidade máxima de 190 km/h.

Mas o que seria tanta proteção sem conforto e luxo à altura. Por isso, este Mercedes-Benz também contará com toda a sofisticação, comodidades e espaço interior do novo S Class, acompanhados da última tecnologia da marca, que fará com que este novo modelo seja o carro-chefe do fabricante alemão. Por isso, este modelo tornou-se o modelo favorito de mais de 90 governos e casas reais de todo o mundo.

Este Mercedes-Benz S 680 Guard terá, isso sim, um preço não apto para qualquer mortal, já que parte dos 547.400 euros, mais de meio milhão de euros que se entendem um pouco mais quando levamos em conta que para construir apenas um desses exemplares são necessários 51 dias de trabalho.