Notícias

Os truques e segredos da limousine presidencial dos EUA
limousine presidencial
novembro 24, 2017

Os truques e segredos da limousine presidencial dos EUA

Fonte: Quatro Rodas | Por Diego Dias www.quatrorodas.abril.com.br

Veículo é preparado para aguentar explosões e ataques químicos e leva até uma reserva de sangue do mesmo tipo do presidente.

Ao ser eleito presidente dos Estados Unidos, o polêmico Donald Trump não ganha apenas as chaves da Casa Branca. Ele também passa a utilizar a mais poderosa, segura e cara (1,5 milhão de dólares) limousine do planeta: um Cadillac apropriadamente chamado de “The Beast”.

Mantido sob sigilo pelo Serviço Secreto dos EUA, algumas especificações do veículo blindado acabaram vazando nos últimos tempos. Confira abaixo o que sabemos sobre ela:

O “The Beast” na verdade não é um Cadillac

Apesar do jeitão de Cadillac, ele na verdade é um veículo desenvolvido com base no chassi de um caminhão GMC Topkick. Isso foi necessário, já que um veículo presidencial feito sobre monobloco não aguentaria o peso oriundo da pesada blindagem e inúmeros equipamentos.

Ele utiliza o mesmo motor V8 6.5 diesel e transmissão do GMC Topkick. Mas os faróis são do utilitário Escalade, enquanto as lanternas são do antigo DTS. Em 2017, a limusine presidencial sofrerá algumas mudanças para ter o visual atualizado.

A bandidagem brasileira não conseguiria arranhar sua blindagem

Feita de aço, alumínio, titânio e cerâmico, ela tem 20 centímetros de espessura na carroceria e 12,8 cm no para-brisa e nas janelas restantes. Isso é suficiente para aguentar granadas e suportar até mísseis leves, o que resulta em portas tão pesadas como as de um Boeing 757. Além disso, o chassi de picape é reforçado com placas blindadas para aguentar explosões ocorridas na parte de baixo (como artefatos enterrados no asfalto).

O único vidro que abre é o do motorista, e mesmo assim apenas alguns centímetros, para que o agente do serviço secreto possa se comunicar com quem está do lado de fora em uma situação de emergência.

Os pneus são produzidos com um material que combina uma borracha especial e kevlar, e têm a capacidade de rodarem vazios ou mesmo até sem pneus, por conta das rodas com bordas de aço. O tanque de combustível, também blindado, possui uma espuma especial para impedir que haja qualquer incêndio mesmo se for atingido, enquanto a cabine de passageiros é selada para impedir um eventual ataque químico.

 

Pacote completo de equipamentos de série

Entre os equipamentos, o Cadillac “The Beast” oferece canhões de gás lacrimogênio e câmeras de visão noturna embutidas na dianteira, tanques de oxigênio para situações de emergência, bolsas de sangue compatível com o tipo do presidente, extintores de incêncio automáticos e uma arma calibre 12 dentro da cabine como última instância, para quando a situação ficar fora de controle.

Para manter o presidente em contato com o resto do mundo, há acesso à internet, telefone por satélite de última geração e uma linha de comunicação direta com o vice-presidente e o Pentágono.

Espaço para até sete passageiros

A limousine tem capacidade para levar até sete passageiros, incluindo o motorista. No entanto, normalmente ele carrega três pessoas a bordo: um agente de proteção do presidente, o próprio presidente e o motorista. São quatro assentos na parte de trás, com três deles virado para trás e um ao lado do lugar do presidente, separado por uma mesa dobrável. Curiosamente, o banco onde fica o presidente é coberto por um tecido azul em vez de couro.

Números de desempenho comedidos

Com suas 8 toneladas, é esperado que o desempenho do Cadillac “The Beast” não seja surpreendente. O motor V8 6.5 diesel foi escolhido por questão da durabilidade e também pela segurança, já que o combustível é menos inflamável do que a gasolina (reduzindo as chances de explosão), além de ser mais fácil de encontrá-lo em outros países.

limousine presidencial EUA

A aceleração de 0 a 100 km/h não é tão ruim: 15 segundos, tempo equivalente ao de um popular 1.0. Mas a velocidade máxima acaba limitada a pouco mais que 60 mph (ou 96 km/h). O consumo estimado é de apenas 3,4 km/l.

Não há apenas uma unidade

O Serviço Secreto americano não conta apenas com uma unidade do Cadillac “The Beast”, mas sim doze exemplares idênticos da limusine presidencial. Duas delas (uma para o transporte do presidente, outra servindo de “isca”) viajam em um avião exclusivo (um cargueiro Boeing C-17 Globemaster), sendo acompanhados de um Chevrolet Suburban também blindado que funciona como posto de comunicações.

Os outros clones do Cadillac são mantidos de prontidão pelo Serviço Secreto – há um rodízio entre eles. Dependendo do destino, as comitivas presidenciais americanas podem englobar até 45 veículos blindados, incluindo ambulâncias e viaturas policiais.

O chofer é um piloto

Mesmo com suas enormes dimensões, o chofer responsável por levar o presidente é um piloto profissional capaz de fazer manobras rápidas de evasão em locais apertados em situações de emergência. Esses motoristas do Serviço Secreto dos EUA passaram por treinamentos intensivos numa base militar em conjunto com engenheiros da General Motors e outros pilotos de testes.

limousine presidencial eua