Notícias

Feira no RJ mostra o que há de mais moderno em equipamentos de segurança
LAADSECURITY2016
abril 19, 2016

LAAD SECURITY 2016

Fonte: REDETV NEWS www.redetv.uol.com.br

Fonte: EXTRA | Por: Carolina Heringer www.extra.globo.com

Quer saber o que aconteceu no LAAD SECURITY 2016? Acompanhe a PROTECTA e fique por dentro do evento e de notícias do setor.

Feira no RJ mostra o que há de mais moderno em equipamentos de segurança

Primeiro spray para defesa pessoal é lançado em feira de segurança no Rio

Um spray para defesa pessoal de uso civil, um estande de tiro dentro de um caminhão e um celular especial para as forças policiais que será usada nas Olimpíadas do Rio. Essas são as principais novidades do “Laad Security 2016 – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa”. O evento foi aberto nesta terça-feira e vai até a próxima quinta, no Riocentro, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

LAAD SECURITY 2016

— Percebemos um potencial de venda e o mercado reclama quando não é atendido. Qualquer cidadão quer se defender — Luiz Monteiro, diretor de relações institucionais da Condor, empresa especialista em desenvolvimento de armas não-letais e do primeiro spray para defesa pessoal de uso civil.

Os sprays de pimenta e de gás lacrimogêneo são de uso exclusivo das polícias e das Forças Armadas. Por isso, a Condor buscou desenvolver outra substância. A escolhida foi a piperina, um derivado da pimenta. A empresa ainda não divulgou quando custará o produto, nem quando estará à venda. O spray não é tóxico, não cega e também não é inflamável. Os desenvolvedores avisam que o produto causa o fechamento involuntário das pálpebras e sensação de queimação por cerca de 15 minutos.

– É o suficiente para que uma pessoa consiga fugir de seu agressor – pontua Monteiro.

spray seguranca1

Os outros destaques da feira foram desenvolvido para ser usados pelas forças de segurança. O celular Lex L10, desenvolvido pela Motorola Solutions, é super resistente — segundo a empresa, um carro pode passar por cima que não haverá danos. Ele também continua funcionando por 30 minutos debaixo d’água. Uma das principais funcionalidades dele é um programa colaborativo que facilita a comunicação de acontecimentos. Nele, o agente pode, por exemplo, apontar no mapa alguma ocorrência, que será avisada ao centro de comando de controle e a outros agentes na rua. De acordo com a Motorola Solutions, o aparelho será usado pelas forças de segurança nas Olimpíadas do Rio.

– É um dispositivo que trabalha com dados ricos e isso facilita a tomada da melhor decisão, além de evitar erros na estratégia de segurança – pontua Rodrigo Franciscani, gerente da Motorola Solutions.

spray seguranca2

spray seguranca3

A estrela do dia, no entanto, foi o estande de tiro móvel, desenvolvido pela empresa Safety Wall e levado para a feira numa parceiria com a Protecta. O equipamento funciona dentro de um caminhão. Lá dentro, tudo é climatizado. Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) testou usando um fuzil lá dentro, o que chamou atenção da feira. As paredes e solo revestidos resistiram aos disparos.

— A gente leva o treinamento até o aluno. Ele não precisa se deslocar para que possa treinar. E quem está lá dentro não aspira ou respira nada por causa do sistema de ar além das paredes e solo revestidos – explica Vinícius Bocaiuva, consultor da Safety Wall.

 

laad security 2016