Notícias

Instituto De Segurança Pública Cria Núcleo De Estudos ISPMulher
ISPMulher
fevereiro 9, 2021

Instituto De Segurança Pública Cria Núcleo De Estudos ISPMulher

Fonte: https://nilopolisonline.com.br/ 

O Instituto de Segurança Pública (ISP) criou, nesta terça-feira (09/02), o Núcleo de Estudos ISPMulher. O grupo de trabalho, formado só por servidoras do Instituto, terá como principal missão subsidiar o Poder Executivo estadual com dados sobre a violência doméstica, que podem ser base para a criação de políticas públicas. O núcleo ainda será responsável por acompanhar os crimes de violência contra a mulher ao longo do tempo e elaborar estudos sobre o tema.

A portaria de criação do ISPMulher, publicada no Diário Oficial, estabelece que o núcleo poderá fornecer dados e informações policiais não sigilosas para pesquisadores que desejem aprofundar seus estudos sobre a violência contra a mulher. A medida vai ao encontro de um dos preceitos mais importantes do ISP, que é a transparência. Serão ainda elaborados editais de pesquisa sobre o tema, além da proposição de debates e eventos.

– O ISP foi o primeiro órgão estadual do Brasil a se debruçar e produzir estatísticas para entendermos a violência contra a mulher. Fazemos isso há 15 anos com o Dossiê Mulher e temos uma tendência quase que natural de inovar nesse sentido. Com o ISPMulher, esperamos honrar a natureza do Instituto, que é fornecer dados de qualidade, com metodologia reconhecida para levantar o debate e ajudar no desenho de saídas para essa chaga da nossa sociedade – afirma a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Dossiê Mulher

O Dossiê Mulher, que teve a sua 15º edição ininterrupta publicada em 2020, tem como fonte os registros de ocorrência da Secretaria de Estado de Polícia Civil, que permitem o entendimento do fenômeno criminal no estado e a construção do perfil das vítimas para a formulação de ações de enfrentamento da violência. O estado do Rio de Janeiro possui um vasto, sedimentado e transparente banco de dados com informações decorrentes das delegacias estaduais, o que permite que o ISP realize análises em diferentes aspectos, contribuindo de forma significativa para o estabelecimento de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.