Notícias

Governo do Pará investe em novos coletes balísticos para a Polícia Militar
Polícia Militar
abril 7, 2022

Governo do Pará investe em novos coletes balísticos para a Polícia Militar

 

Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/36125/

Estado amplia investimentos em segurança e entrega mais de 5,4 mil coletes balísticos à Polícia Militar

Equipamentos mais duráveis e flexíveis resultam em um investimento do governo superior a R$ 7,5 milhões

O Governo do Pará investe em nova tecnologia, que garante maior resistência e flexibilidade, para oferecer melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública. Nesta quinta-feira (07), o governador Helder Barbalho entregou 5.499 novos coletes balísticos para a Polícia Militar, em ato administrativo no Palácio do Governo, no bairro do Marco, em Belém.

A entrega dos coletes é mais uma etapa das políticas de segurança pública do governo do Estado, que assegura melhores condições de trabalho e autoproteção aos agentes da PM.

 

Polícia Militar

 

O governador Helder Barbalho ressaltou que “desde o primeiro ano de gestão colocamos a pauta segurança pública como um pilar central de transformação da realidade em nosso Estado, e por meio do empenho, atuação e engajamento da nossa tropa, os resultados logo surgiram. Hoje conseguimos quebrar paradigmas e mostrar, para nós e a sociedade, que poderíamos, sim, reverter o cenário que estabelecia a violência como princípio comum do convívio social no Estado. Portanto, os resultados que alcançamos nesses três anos são eficazes, porque há um envolvimento, protagonismo e comprometimento da tropa ao exercer essa missão desafiadora, todos os dias, para proteger a sociedade”.

Compromisso – Os investimentos feitos nos últimos três anos comprovam o compromisso com a Segurança Pública, incluindo a troca dos coletes balísticos, que garantem qualidade, proteção e conforto aos agentes que estão nas ruas garantindo a proteção da população. A aquisição representa um investimento de R$ 7.587.640,00.

“Festejo mais este investimento com a melhor qualidade do País, que será entregue a todo nosso efetivo da Polícia Militar do Estado, para que todos exerçam suas funções com equipamentos de qualidade e de forma digna”, acrescentou o governador. 

Os novos coletes balísticos foram desenvolvidos com tecnologia e tecidos mais resistentes, como capa de polietileno e blindagem de poliaramida, fibra sintética que torna a proteção mais flexível e confortável. Os novos coletes também são 30% mais leves em relação aos que eram usados em 2018, e têm maior durabilidade.

Polícia Militar

 

Nível internacional – “Com essa remessa, completamos 18 mil coletes balísticos de alta tecnologia, testados em nível internacional, obedecendo à norma Nige 04, mais leve, com possibilidade de uso de até seis anos com total eficiência. Mais importante, ainda, alcança 100% da nossa tropa, incluindo os alunos que estão em formação. Pelo menos 15 Estados da Federação aderiram à ata de aquisição elaborada pela nossa equipe técnica de licitação de termo de referência da PMPA. Isso é motivo de orgulho, e demonstra que estamos no caminho certo”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Os equipamentos serão distribuídos para as unidades da PM, reforçando o aparato da segurança pública em todo o Estado e valorizando as ações de enfrentamento à criminalidade.

Além dos coletes balísticos, o Estado já entregou novos batalhões na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado, e adquiriu mais viaturas e armamento. “Todos os investimentos comprovam que estamos no caminho certo, e nos levam agora a novos desafios. Nós conseguimos garantir a equiparação do soldo do soldado ao salário mínimo, um feito histórico, que era aguardado há anos pelos nossos praças, e que parecia ser algo impossível de conseguir. Agora, o desafio é outro, e maior ainda, que é conseguir atender à demanda dos cabos, sargentos e subtenentes na questão do escalonamento entre as graduações, que para nós é fundamental”, afirmou Helder Barbalho.

Por Roberta Meireles (SEGUP)