Notícias

Jornalistas e Assessores de Imprensa participam de estágio no CCOPAB
ccopab
setembro 30, 2018

Jornalistas e Assessores de Imprensa participam de estágio no CCOPAB

Fonte: www.ccopab.eb.mil.br

Rio de Janeiro (RJ) – Com a finalidade de capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes de conflitos armados ou em missões de paz sob a égide das Nações Unidas, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou, entre os dias 16 e 20 de julho, o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito (EPJAIAC). Sob a supervisão do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), a atividade, que acontece anualmente, teve a participação de 35 profissionais de imprensa, de vários estados do Brasil, e um do Canadá. 

Durante os cinco dias, os participantes vivenciaram uma intensa rotina de trabalho, com diversas atividades teóricas e práticas. O primeiro dia contou com uma palestra do Coronel Machado, Comandante do CCOPAB, e teve como destaque uma apresentação do jornalista Ernani Alves, que compartilhou experiências pessoais e casos vivenciados por ele na profissão. 

Os Centros de Comunicação Social das três Forças Armadas estiveram presentes no estágio, cada uma apresentando suas ações e atribuições. O Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo falou sobre o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; o Capitão de Corveta Rodrigo Fernandes Monteiro expôs as atividades do Centro de Comunicação Social da Marinha; e o Coronel Flávio Botelho Peregrino, do CComSEx, ministrou palestra expondo as ações realizadas pelo Exército, com foco no relacionamento com a imprensa. 

Nas instruções práticas, os estagiários tiveram a oportunidade de obter conhecimentos sobre a utilização do Dispositivo de Simulação para Engajamento Tático (DSET); progressão em áreas de risco; primeiros socorros; conduta em estruturas colapsadas; combate a incêndio; procedimentos em campos minados e áreas suspeitas; comunicação e negociação; Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; efeito de armas de fogo; e preparo de ração operacional. Para praticar as instruções ministradas, um exercício no terreno foi montado na noite do penúltimo dia de Estágio, em sistema de oficinas.

Também ministraram palestras durante o estágio o Coronel Carlos Frederico Gomes Cinelli, do Exército Brasileiro; o Coronel de Infantaria Edmilson Leite Guimarães Filho, da Força Aérea Brasileira; e a Sra Karenine Miracelli Rocha da Cunha; todos instrutores convidados e possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados. A Escola de Instrução Especializada, a Brigada de Infantaria Paraquedista e o Centro de Instrução Especializada de Bombeiros apoiaram as atividades práticas. 

Coroando o EPJAIAC, como última atividade antes da cerimônia de diplomação, a jornalista Lília Teles ministrou palestra sobre a cobertura feita por ela no terremoto que acometeu o Haiti, em 2010.

 

ccopab