Notícias

Em dois anos, Segup entrega mais de 500 coletes balísticos a Guardas Municipais
Segup1
fevereiro 10, 2021

Em dois anos, Segup entrega mais de 500 coletes balísticos a Guardas Municipais

Fonte: https://agenciapara.com.br/ – Por Walena Lopes (SEGUP)

A diretriz é valorizar os servidores da área e fortalecer os meios de enfrentamento à criminalidade

Com base na diretriz de integrar e garantir a segurança em todos os municípios do Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) já entregou, nos últimos dois anos, mais de 500 coletes balísticos para Guardas Municipais de municípios do interior. Neste ano, o primeiro município contemplado com novos coletes é Bom Jesus de Tocantins, na região sudeste, que recebeu cinco coletes na tarde desta quarta-feira (10). Os equipamentos foram entregues ao prefeito do município, João da Cunha Rocha, pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa da Segup, coronel Alan Guimarães.

O modelo dos coletes entregues possui certificação nacional e receberá, em poucos dias, a certificação internacional. É o primeiro equipamento de segurança brasileiro que alcança esse nível qualidade.

Os agentes municipais são responsáveis por zelar pelos espaços públicos e garantir, de forma conjunta com os órgãos estaduais, a segurança da população no interior. No total, o Estado entregou 551 coletes.

Valorização – Para o titular da Segup, Ualame Machado, essa integração e parceria contribuem para a diminuição da criminalidade e o fortalecimento das Guardas Municipais. “Nosso compromisso é com a valorização e capacitação, com a parceria e o auxílio à orientação das Guardas Municipais, para que possamos ter, de fato, um sistema integrado, não só com os órgãos do Estado, mas também com os órgãos municipais e federais, fortalecendo e incentivando para que os municípios continuem investindo na segurança local”, disse o secretário, acrescentando que espera, neste ano, “dar continuidade a conquistas e aquisições de novos equipamentos, para a melhoria e o fortalecimento. Desta forma, continuamos a manter o nosso compromisso com os órgãos municipais de segurança pública, visto que hoje realizamos a entrega de novos coletes para o município de Bom Jesus do Tocantins (na região sudeste), para que possam fortalecer a Guarda Municipal local e nos auxiliar no combate à criminalidade”.

coletes balísticos

Em dois anos de gestão, dentre os municípios contemplados com os coletes balísticos estão Ipixuna do Pará, Curuçá, Breves, Bragança, Capanema, Moju, Santa Luzia do Pará, Marabá, Oriximiná, Marituba, Igarapé-Miri, Juruti e Baião. O número de coletes entregues a cada Prefeitura atende até 80% do efetivo local.

Parceria  – No ato de entrega, o prefeito João da Cunha Rocha ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para equipar as guardas e combater a criminalidade.

“Recebemos com muita satisfação esses coletes, que contribuirão para equipar a Guarda do nosso município. Temos uma parceria muito importante na nossa cidade com a Polícia Militar, que nos possibilita mais segurança e tranquilidade à população. Continuaremos a trabalhar para fortalecer ainda mais essa parceria entre município, governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, para assim diminuir a criminalidade na nossa cidade”, disse o prefeito.