Notícias

O que acontece com um carro blindado se ele afundar na água?
carros blindados
outubro 24, 2017

O que acontece com um carro blindado se ele afundar na água?

Fonte: Quatro Rodas www.quatrorodas.abril.com.br

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Se um carro blindado se acidentar e ficar submerso num rio, o que deve ser feito, já que os vidros são invioláveis e abrem pouco? – João Paulo de Paula Fellet, Juiz de Fora (MG)

Veículo blindado totalmente submerso é uma situação aterrorizante para seus ocupantes. Abrir uma porta é quase impossível (seja em um blindado ou não), por causa da pressão externa da água, e, apesar de o sistema elétrico funcionar por cerca de 3 minutos na água, a abertura da janela é pequena e o vidro não pode ser quebrado.

Algumas empresas de segurança nos EUA e Europa oferecem suprimentos de oxigênio a bordo, o que ajuda muito desde que o carro seja completamente retirado da água e aberto em 45 minutos.

Tenha calma: um veículo não afunda imediatamente. Mas, se o veículo estiver a mais de 15 metros de profundidade, a forte pressão da água torna quase nula a probabilidade de os ocupantes serem retirados com vida. O importante é abrir a porta antes que ele afunde.

No caso de um não blindado afundar num rio, a situação é mais simples:

1) Mantenha-se calmo: pânico reduz a energia, faz usar mais oxigênio e eventualmente causa desmaio;

2) Solte seu cinto de segurança. Essa é a primeira ação a se tomar e, em geral, a primeira a ser esquecida em situação de pânico;

3) Solte os cintos de segurança das crianças. As maiores podem ajudar as menores;

4) Nem pense no celular, documentos ou bolsa. Seu carro não vai esperar;

5) Abra a janela imediatamente (as elétricas funcionam ainda por cerca de 3 minutos quando submersas) e tente sair por ela antes de forçar a porta;

6) Se o vidro não baixar, quebre-o com os pés ou qualquer objeto pesado. Tente atingir o centro do vidro;

7) Será mais fácil abrir a porta quando a pressão equalizar; faça sucessivas tentativas até isso acontecer. Você tem de 1 a 2 minutos até o carro encher-se de água.

 

carros blindados