Desvendando a blindagem automotiva
Fonte: Via Portal da Blindagem. Acesse -> www.portaldablindagem.com.br
No processo de blindagem de um veículo, é necessário desmontar algumas de suas partes para a instalação dos materiais balísticos. Inicialmente, é definido o nível de blindagem, que é o que vai determinar as características dos vidros, mantas e chapas de aço. Em seguida, os materiais de blindagem são preparados (cortados segundo as dimensões requeridas) para adaptação em cada tipo de veículo. O importante é que a adaptação recubra toda a superfície do veículo, para impedir a penetração de projéteis e garantir a segurança dos usuários.
Algumas partes, em particular, devem receber atenção especial, como a junção das portas com as bordas dos vidros, onde deve ser previsto o recobrimento de aço. Deve ser definido se os vidros serão fixos ou móveis. Os vidros móveis costumam exigir adaptação do mecanismo elevador e cuidados na sua utilização. Uma vez concluída a instalação dos materiais, o revestimento interior é recolocado no veículo para que o acabamento mantenha a aparência original.
Materiais que protegem
A escolha dos materiais e de sua espessura é feita em função do nível de proteção escolhido. De qualquer modo, a qualidade dos materiais empregados é imprescindível para a obtenção da resistência requerida, diretamente relacionada à segurança da blindagem.
Vidros
São usados vidros especiais, compostos por diversas lâminas de vidros e polímeros. Esse “sanduíche” é chamado de pacote. As lâminas de vidro são intercaladas por polivinil butiral, poliuretano e policarbonato. O número de camadas varia de acordo com o nível de proteção. Em alguns casos, os motores de acionamento dos vidros elétricos recebem um reforço, para que seu uso não seja prejudicado.
Lataria
Cada blindadora tem um projeto específico. Há quem use mais aço na parte opaca e quem utilize a aramida em quase todas as áreas. Nesse caso, o aço é usado apenas em áreas muito estreitas, onde a aramida não oferece a resistência mecânica necessária, como nas colunas das portas, pára-brisas e vigia. A diferença entre o uso majoritário de um ou outro material se dá no peso acrescentado ao veículo (o que pode interferir no consumo de combustível e na durabilidade de algumas peças, além de seu desempenho). Um carro blindado com predominância de aramida é mais leve, mas o custo da blindagem tende a ser maior.
Acessórios
Normalmente, a blindagem protege toda a cabine do carro. Em algumas blindadoras, independentemente do pedido do cliente, o projeto padrão inclui a blindagem do tanque de combustível e o reforço dos pneus. Vale ressaltar que eles não são à prova de balas, mas recebem reforços para rodar alguns quilômetros murchos, sem sair da roda. O mais utilizado é a cinta de aço, que prende o pneu à roda e permite manter o carro em movimento até sair da zona de perigo.
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